Bela Vista Café Colonial

Quando a cidade tinha apenas 19 anos, o Bela Vista estava nascendo, iniciando a sua história de sabor. No mesmo ano, foi criado o Festival de Cinema de Gramado e aqueles que prestigiavam o evento, também aproveitaram para saborear as receitas coloniais e dar início ao Primeiro Café Colonial do Brasil.

A primeira doceira da casa, Lira Caliari, trouxe da localidade onde nasceu, Linha Marcondes, as melhores tradições da culinária alemã. Ela foi criada em meio a fornos sempre quentes, de onde saíam pães de milho e centeio e cucas. Aprendeu a cozinhar com a mãe Eli e com as tias Olga e Adelina, e logo estava produzindo pães de mel e bolachas coloniais. Com 16 anos, Lira deixou o interior para trabalhar em Gramado. Trabalhou em hotel e casas de família, onde mostrou suas habilidades culinárias, até chegar ao Bela Vista. Primeiro, como funcionária. Mais tarde, como proprietária.

O alto nível de exigência de Dona Lira podia ser observado no dia a dia por suas ajudantes. Inventava receitas e, ás vezes, chegava a jogar quatro tortas fora até chegar no ponto certo. “Todos os livros de receitas tinham segredos. Então eu tinha que inventar as minhas tortas”, relembra Dona Lira. O amplo cardápio costuma encantar turistas de todo o Brasil, incluindo celebridades. “Xuxa comia bem, mas evitava o sal. No dia em que foi ao café colonial, fez a festa da criançada”, relembra Dona Lira. Já o técnico Luiz Felipe Scolari costuma visitar a casa e provar de tudo. “Teixeirinha e Mary Terezinha gostaram tanto que foram até a cozinha cantar para mim”, relembra a doceira.

Entre os hits do café colonial estão a Torta de Amendoim e o Apffelstrudel. Este último é uma das delícias que exige maior tempo na preparação, e é o favorito de Dona Lira Caliari, que nunca negou fornecer suas receitas para os visitantes que pediam. “O segredo era a minha mão. Às vezes uma ajudante fazia uma receita com todas as quantidades certas, mas não saía igual”, relembra.

De segunda a sexta das 11h30 as 23h, sábados, domingos e feriados das 10h as 23h.


Localização

Rua: Av. das Hortênsias
Número: 3500
Bairro: Avenida
Cidade: Gramado
Estado: Rio Grande do Sul
CEP: 95670-000